OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)



OBRIGADA PELA VISITA :)

Emagreça com chá verde


Diz uma lenda chinesa que, no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram num recipiente de água que os seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí o chá. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta camellia sinensis, originária da China e da India. O primeiro registo escrito sobre o uso deste chá data do século III a.C.
No início do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países (China e Japão) uma evolução extraordinária, abrangendo não só os meios técnicos e económicos, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
Pensa-se que foram os holandeses que trouxeram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses. Está provado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suiça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. As substâncias presentes na planta dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
Um estudo recente levado a efeito pela sociedade Americana de Nutrição comprovou também que o chá verde extraído da camellia sinensis acelera a queima de gorduras extra. Além disso é rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce, e rico em tanino, o que faz diminuir as taxas do HDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. O chá verde é mais do que uma agradável bebida. Por isso o seu consumo tem vindo a crescer nos últimos anos. Diz-se mesmo que um dos seus componentes ajuda a matar células leucémicas. As folhas da camellia sinensis vão para a secagem após a colheita. São apenas passadas pelo calor, imediatamente após a colheita, evitando-se assim a sua fermentação.
Para quem pretende saborear esta bebida considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora da preparação, passar água fervente no bule e nas chávenas. Para o chá verde, os especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açucar. Os chás verdes são geralmente preparados segundo a forma tradicional, fervendo-se 1 1/2 chávena de água; já fora do lume colocam-se duas colheres (chá) cheias da erva, tapa-se e deixa-se a infusão em repouso por 5 minutos para formar a sua consistência. Podem ingerir-se quatro chávenas ao longo do dia para uma queima máxima de até 5% das calorias ingeridas.





Sem comentários:

Enviar um comentário