OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)



OBRIGADA PELA VISITA :)

O fenómeno karaoke

Hoje é muito comum ouvir a palavra karaoke. Cada vez são mais os apaixonados por esta forma de alcançar alguns minutos de fama. Qual o seu significado e as suas origens? O que move tanta gente a imitar os seus ídolos diante de um público que alimenta o ego com os tão sonhadores aplausos?...




A palavra Karaoke é de origem japonesa e significa, em inglês, «Empty Orchestra» ( numa tradução livre em português: « Orquestra Vazia).
O Karaoke foi lançado pelos japoneses, no início dos anos 70. Nessa altura, os seus principais adeptos e clientes assíduos eram empresários que, depois de um dia de trabalho, recorriam a essa actividade para relaxar e também para divertimento com os seus clientes.

Hoje é conhecido em todo o mundo, e no nosso país constitui uma das mais procuradas formas de diversão. Sendo partilhada por pessoas de todas as idades e estratos sociais, permite realizar um desejo que quase todos temos: brilhar como uma estrela, nem que seja só por 3 ou 4 minutos!
O prazer de cantar é inato no ser humano desde a origem do mundo. Estar num palco, ouvir aplausos, ser um astro e encantar os outros é um sonho que todos acalentam.

Inicialmente, o karaoke era praticado com instrumentos tocados por músicos que acompanhavam as pessoas interessadas em cantar. Posteriormente, com o avanço da tecnologia, passaram a utilizar-se fitas magnéticas contendo a melodia de fundo para o acompanhamento musical, bem como as letras das canções escolhidas pelos intérpretes. Estas ficavam sobre um cavalete, para que o cantor as pudesse ir lendo. Mais tarde, passou a utilizar-se um equipamento denominado videolaser, muito comum no Japão, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. Este apresenta o sistema de letras em vídeo e contém o som orquestral em playback.

Trata-se de um arranjo instrumental que serve de base para a colocação da voz, geralmente acompanhado por um clip diferente para cada tema musical, o que sem dúvida enriquece a voz e a presença de quem adere a esta prática.
Muitos são os que desfrutam desta atividade de lazer, afirmando que traz uma enorme sensação de prazer aos apreciadores das artes musicais.
Algumas das principais vantagens do Karaoke têm a ver com a enorme variedade do repertório; além disso, o acompanhamento orquestral das músicas oferece bastante segurança ao intérprete, devido à riqueza de instrumentos e coros, levando a pessoa a ficar com a sensação de ser um verdadeiro astro.
Há ainda a possibilidade de variar o andamento da música (a velocidade) de acordo com a preferência do intérprete, ou até mudar o tom, adequado ao estilo à voz de quem vai cantar.

Além do prazer pessoal, há uma forte integração entre os presentes, que podem cantar juntamente com quem se encontra no palco. Num ecrã gigante passam as letras das canções, o que incentiva o público a cantar também. Este é, de facto, um verdadeiro fenómeno. Ao mesmo tempo que se reafirmam identidades culturais revivem-se grandes momentos e sucessos que marcaram a história da música.




Não imaginava o proprietário do pequeno bar na cidade de Kobe, no Japão, há 40 anos, onde tudo começou, que o Karaoke iria invadir o mundo... É tradição no Japão cantar junto dos clientes, tomando saqué em rodízio, e ainda hoje isso acontece. Este continua a ser um passatempo relaxante para os japoneses. Nesses convívios, para além de se descobrirem verdadeiros talentos, fazem-se verdadeiras amizades.
Esta forma popular de entretenimento foi por fim reconhecida no mundo inteiro. Sendo uma espécie de porta de abertura para o Japão, Kobe desfruta a fama de ser a cidade líder da moda e de todas as novas tendências. Neste país as relações sociais são consideradas como parte integrante da vida das pessoas. Objetivo deste entretenimento não tem só a finalidade de diversão, mas é principalmente um modo de se favorecer a si mesmo num grupo, ao mesmo tempo que se cria uma interessante interação.

Por tudo isto, o Karaoke não é só uma actividade de lazer e prazer... tem uma função social relevante: uma forma de conviver.
O Japão moderno é uma sociedade incorporada. O horário de trabalho muito longo faz com que a vida das pessoas se centre ao redor de um grupo social, funcionando cada indivíduo como parte de uma máquina de produção. O constrangimento da vida individual é um fardo...

O valor da harmonia e o pensamento de grupo leva as pessoas a expressarem os seus desejos e sonhos. A supressão do individualismo é também uma das razões para o sucesso do Karaoke no Japão e um pouco por todo o mundo... Porque o Karaoke é uma das poucas hipóteses para um indivíduo mostrar os seus talentos vocais. Cumpre o seu desejo oculto, e muitas vezes acaba por ganhar crédito como indivíduo. É um meio excelente para a promoção de canções populares e descoberta de novas estrelas.

Psicólogos explicam sucesso do Karaoke

* O amor pela música;

* O gosto de cantar;

* A necessidade de interação cultural;

* A sua simplicidade operacional e flexibilidade ( para utilizar o Karaoke, apenas são precisos um televisor, um CD e um microfone);

* Acima de tudo, contribui para a reavaliação pessoal e libertação do indivíduo, elevando auto-estima, devolvendo alegria de viver.







Sem comentários:

Enviar um comentário