OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)



OBRIGADA PELA VISITA :)

Virtudes do Ananás

O ananás não é só a imagem de marca de paisagens tropicais: é um fruto de rara estrutura, real fonte de saúde e energia.

Valor alimentício:

Contém hidratos de carbono, proteínas, gorduras e água, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, sódio. cloro e enxofre. Tem vitamina C, A, B1 e B2.


O ananás cultiva-se também nos países de clima tropical ou subtropical. Pode ser considerado ao mesmo tempo como alimento e como remédio. Possui uma característica de grande valor em medicina que a distingue de todas as outras frutas. Uma simples análise química pode elucidar-nos sobre os seu valor nutritivo: possui proteínas em boa quantidade, não tem gorduras, tem 13,9 % de hidratos de carbono, e é composto por mais de oitenta por cento de água.
Disto mesmo podemos deduzir que, com tão grande conteúdo de água, tem mesmo assim um valor nutritivo elevado, apesar do baixo índice de calorias. É um excelente substituto do suco gástrico: os ananases distinguem-se das outras frutas porque possuem no seu suco e em quantidade abundante fermento albuminóide que tem a propriedade especial de separar as proteínas dos alimentos, facilitando-lhes a digestão.
A principal função digestiva do ananás é, pois, digerir as proteínas, fazendo com que as pessoas de estômago fraco ou doente, com suco gástrico pobre ou carente de ácido, possam retirar das proteínas o seu valor alimentar, substituindo o suco gástrico pelo suco de ananás.
Em todas as fraquezas e doenças gástricas relacionadas com a insuficiência de sucos ou ácidos gástricos, deve ser consumido suco de ananás fresco, que é ao mesmo tempo um refresco e um medicamento. Alguns médicos aconselham que o suco de ananás fresco seja diluído num pouco de água e administrado às crianças; devido à sua força para a digestão de proteínas, resultará num valioso auxiliar na alimentação do próprio lactente, sobretudo se este sofrer de transtornos digestivos.

Problemas de garganta

O ananás é também muito útil no tratamento das afeções da garganta. Come-se a fruta ao natural, ou ingere-se o suco, fazendo gargarejos com o mesmo.

Outras indicações

Este fruto tem outras virtudes medicinais, sendo um poderoso diurético e vermífugo; combate a prisão de ventre; favorece a digestão; combate todas inflamações do tubo digestivo e cura as febres intestinais; é eficaz no tratamento de arteriosclerose e anemia; é preventivo contra as enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra; é muito útil em casos de cálculos renais e vesicais, e ainda em casos de amenorreia; é um bom remédio contra reumatismo e o artritismo; é conhecido como tónico cerebral, combatendo e neurastenia, a melancolia, a tristeza e a perda de memória.

Um estudo levado a efeito por um Centro de Pesquisas sobre o Cancro na Alemanha revelou que o consumo semanal de meio quilo de ananás (ou meio litro de sumo deste fruto) reduz o risco de desenvolver cancro de pulmão. Os mais beneficiados com o hábito de ingerir ananás regularmente podem ser os fumadores.



4 comentários:

  1. Oi amada curto o seu blog de montão. Tem muitas informações excelentes aqui. Por esse motivo homenageio vc com o Selo TOP Comentarista. Recebi do Blog De dentro pra fora, da Elaine. Assim sendo escolhi seu blog para homenagear como demonstração de minha opinião com relação ao seu espaço tão rico e instrutivo. Para mim vc é uma TOP comentarista. Vá lá no jeitinhomineiro.blogspot.com buscar o seu. Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada pelo comentário e carinho :) Fico feliz por gostar do meu blog :) Beijos.

      Eliminar
  2. Olá belo blog o seu contém informações importantes, gostei.Já estou seguindo.
    Continue assim sempre nos informando a cerca de novas descobertas.
    Aproveito e convido voce a visitar nosso blog e se possivel nos seguir, http://luzevida123.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá. Muito obrigada pelo comentário :) Já estou a seguir seu blog :)

    ResponderEliminar